terça-feira, 2 de julho de 2013

Cia. Maurício de Oliveira e Siameses apresenta NIGREDO

O espetáculo Nigredo - vencedor do prêmio Bravo de melhor espetáculo do ano de 2012 - toma o seu nome da primeira fase da transformação alquímica, na qual existe uma matéria escura, a ser transformada em sucessivas etapas. E o nosso espetáculo começa na boca do narrador, sertanejo medieval e alquimista, e no mar, onde os seus ossos estão transformados em coral. E desse mar surge a sereia, brinquedo infantil e feiticeira arquetípica, com a força do transe, a desencadear uma tensa tempestade nos corpos moventes, que se tornam médiuns de enigmas. Personagens da commedia dell’arte, perenizados no Reisado nordestino como Mateus e Bastião, são unidos aos fundamentos alquímicos do sal e do enxofre. Um ser da tormenta, cabeça de sombra de algum corvo marinho, é o próprio princípio de uma arte arcana. As cerradas portas do destino são desafiadas pela invocação de rezas simultaneamente místicas e profanas. E a sereia, que dança no solo do Reisado nordestino, se torna a mítica melusina medieval. Na força do encontro com o andrógino alquímico, ela vem pedir licença para fazer cintilar a promessa da pedra filosofal na visão dos espectadores.

As apresentações acontecem nos dias 6, 7, 13 e 14 de julho, sábados e domingos, às 20h, no Espaço Sobrevento.




MAURICIO DE OLIVEIRA & SIAMESES

Sediada na cidade de São Paulo, a Companhia Maurício de Oliveira e Siameses nasceu em 2005. Desde então, procura uma linguagem ímpar com o objetivo o entendimento do aparato físico e mental do artista, de forma a provocar no espectador uma reverberação imediata, fazendo-o repensar a sua própria estrutura, bem como a interação e a ressonância de seus atos no meio em que vive.
O trabalho da Companhia baseia-se em fundir informações provenientes do estudo da Hatha Yoga (Iyengar), do balé clássico e de outras técnicas corporais que favoreçam a apreensão dos mecanismos de funcionamento da estrutura de integração corpo e mente. O desenvolvimento do hábito do pensar filosófico fez com que a reflexão fosse parte integrante e fundamental dos processos criativos.
Os trabalhos diários de preparação corporal desenvolvidos pela Companhia Maurício de Oliveira e Siameses ampliam as possibilidades de entrar em contato com outras referências de movimentos, permitindo ao artista abarcar mais informações no seu sistema corpo/mente com o objetivo de torná-lo mais hábil e com mais qualidades sensíveis, cinéticas e expressivas, instrumentalizando de maneira qualitativa seu corpo e a Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário