segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Companhia italiana La Capra Ballerina apresenta DORME


O espetáculo Dorme, concebido por Laura Bartolomei, é como uma dança lenta, sustentada pela técnica de marionetes de pulso. Uma menina vai dormir e inicia uma viagem dentro de seus sonhos e pesadelos, belezas e medos: peixes com cara de humanos que voam; a descoberta do seu próprio eu saindo de um closet; a descoberta da luz, das sombras, de suas próprias mãos; o encontro com a morte do seu gato de estimação e o ritual de enterrar o animal; a queda na água e a sensação própria de morte apenas a tempo de acordar e perceber que era um sonho. De que maneira somos conscientes de nossa criatividade noturna?


A marionete de pulso de Vladimir Zakharov - por Laura Bartolomei

Quando eu vi esse tipo de marionete durante um espetáculo de Vladimir Zakharov, em 2005, senti um forte laço, estreito, que veio do meu estômago, um laço visceral, e tive um grande desejo de aprender a construí-la e manipulá-la . Quando nos tornamos amigos, Vladimir insistiu em ensinar-nos como construí-la e após três anos de muita insistência decidi usar essa técnica no meu espetáculo - isto porque pensava que pertencia a ele, somente. Este boneco para mim representa o ponto de encontro entre tecnologia e arte, realizado em pequena escala. O pulso movimenta a marionete de uma forma extraordinariamente natural,
fazendo você esquecer o emaranhado muito complicado de aço e cordas utilizados na construção. Você veste e ela responde. A estreita relação que estabelece entre o boneco, a mão e o braço do marionetista
intriga-me muito: é uma marionete de mesa, mas não pode ir mais longe do que o seu braço alcança. O limite é o meu corpo. É um boneco muito dependente e, ao mesmo tempo, parece que o marionetista tornar-se dependente dele também. Eu não pude pensar em outro tipo de boneco para este espetáculo, pois parece que é o alterego ideal de mim mesmo, movendo-se na dimensão onírica dos meus sonhos como uma criança, enquanto eu também sou a pessoa que acompanha o boneco, como se fosse o seu diretor (inconsciente e adulto), desses sonhos.



Como nasceu este espetáculo - por Laura Bartolomei

Assistindo meus filhos dormir, seus rostos tão confiantes e relaxados, mas sabendo que muitas vezes eles tem sonhos selvagens, pensava em mim mesma, no meu passado, quando eu era uma menina. Surpreendentemente lembrei-me de muitos dos meus sonhos, e percebi o quanto isto é importante na minha vida. Tenho fascínio pelo fato de que nós podemos inconscientemente dirigir nossos próprios sonhos, algo próximo a um filme, e como isto afeta nossa vida racional quando a luz do dia vem. Este espetáculo é uma investigação sobre os sonhos como uma grande parte da nossa vida, outra vida que vem à tona quando o intelecto e a racionalidade estão descansando. Mais especificamente, quer investigar os sonhos de uma menina muito jovem. O desafio é colocar em cena algo tão pessoal, imponderável e etéreo, que é tão importante na minha vida, como os sonhos e pesadelos, e torná-lo real, visível e, possivelmente, "aprazível" para o público.



Ficha técnica:

Concepção e interpretação: Laura Bartolomei
Bonecos e cenário: James Davies e Laura Bartolomei
Música original: Stefano Zazzera
Direção: Juliana Notari e Laura Bartolomei


Espetáculo vencedor do concurso in-produzione 2011 - Festival Immagini Dell Interno, Pinerolo, Itália. Uma co-produção do Festival Immagini Dell Interno, Moody Mammoth Studio, Duoanfibios e a Lacapraballerina. Clique AQUI e saiba mais sobre a companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário