quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Oficina gratuita de Teatro de Objetos

Vamos coordenar uma oficina de Teatro de Objetos de 23 a 27 de fevereiro, das 19h às 22h, no Espaço Sobrevento, em São Paulo. A oficina é gratuita e tem o apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. Os interessados devem enviar e-mail para info@sobrevento.com.br, com um breve relato de sua experiência artística. 

São Manuel Bueno, Mártir (2013). Foto: Marco Aurélio Olimpio

A iniciativa é parte do projeto O Teatro de Casa vai à Praça e pretende formar um grupo de estudos que, a partir do Teatro de Objetos - foco da pesquisa do Sobrevento nos últimos 5 anos -, nos ajude a resgatar a memória afetiva do Brás e do Belenzinho. O Espaço Sobrevento foi inaugurado em 2009 no limite entre esses bairros. Além de ser reconhecido como um espaço de referência para bonequeiros, tornou-se importante para a vizinhança, que carecia de atividades artísticas e de lazer comunitário. E acabou chamando a atenção de importantes grupos teatrais, da cidade de São Paulo e de outros estados, que se interessaram em levar seus espetáculos para o Brás. 

Sala de Estar (2013). Foto: Marco Aurélio Olimpio

O Sobrevento quer aprofundar esse movimento, na tentativa de entender por que o Brás deixou de ser um polo cultural - como foi no passado - e, por meio do resgate de sua história e de suas tantas histórias, ajudar a região a reconquistar, mais que sua memória, sua identidade.

Foto: Ontem montamos quatro tendas lindas em círculo, no Largo da Concórdia. Em cada uma delas uma cena diferente e uma história sobre aquele lugar. O pressa do público era maior que a sua curiosidade. Mas quem parava e assistia a uma cena, terminava por assistir às outras três. Os espectadores queriam conversar com os atores ao final de cada apresentação: mas isto é verdade mesmo, aconteceu de verdade? Queriam falar sobre o que viram, ouviram, sentiram. Tivemos a certeza de que é possível construir um espetáculo tocante, íntimo, simples, mesmo em um ambiente tão dispersivo como a praça mais congestionada do Brás, no final da tarde, às vésperas do Natal. Aqui a filipeta que fizemos de última hora para distribuir aos passantes. Logo mais, as fotos do que fizemos. Obrigado Márcia Pagani e Wagner Dutra, Valmir Ferreira dos Santos e Socorro por nos apoiar e prestigiar. Maurício, Sandra, Liana, Daniel, Agnaldo, Marcelo, Anderson, Thaís, Ícaro, Maurício Pazz e músicos, Sueli e Bibi, nós somos uma equipe e tanto, hein?
Intervenção realizada pelo Sobrevento no Largo da Concórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário