segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Oficina de teatro de sombras com Liang Jun (China) no Espaço SOBREVENTO

O Sobrevento traz ao Brasil Liang Jun, diretor da Cia. de Arte Popular de Shaanxi (China), para orientar curso de Teatro de Sombras que coordenará no Espaço Sobrevento, de 28/02 a 15/03 (segunda à sexta-feira, das 14h às 18h).
O curso é gratuito e será  realizado em parceria com a SP Escola de Teatro, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural - 2010.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18/02 através do site
http://spescoladeteatro.org.br/difusao-cultural/09.php. A lista com 30 selecionados será divulgada no dia 21/02.
Trata-se da primeira oficina de teatro de sombras com o artista chinês Liang Jun no Brasil. Durante o curso, que será coordenado por Luiz André Cherubini, diretor do Grupo Sobrevento, serão construídas telas e fontes de luz especiais, adequadas ao teatro de sombras chinês, no estilo de Shaanxi. Assim, os participantes poderão experimentar o desenho e a confecção de figuras de sombras e conhecer os procedimentos artísticos característicos do gênero, além de desenvolver a manipulação de sombras chinesas e aprender os truques e os efeitos desta arte por meio de vídeos e outros processos. Ao final do curso, participantes terão a oportunidade de desenvolver pequenos exercícios, experimentando a dramaturgia e a direção, tradicionalmente utilizadas por esta técnica.
Liang Jun é diretor da Cia. de Arte Popular de Shaanxi, fundada em 1953. A companhia chinesa reúne mais de 100 artistas, manipuladores, artesãos e técnicos e é conhecida, especialmente, por seu teatro de sombras, que costuma ser apontado como o melhor do país. Sediada na cidade de Xian – conhecida como o berço da cultura chinesa e lugar de nascimento do teatro de sombras – a companhia é o único grupo profissional de âmbito provincial na China. Liang Jun é oficialmente reconhecido pelo governo chinês como mestre de sua arte, privilégio de raros artistas de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário