terça-feira, 3 de julho de 2012

O THEATRO DE BRINQUEDO



O THEATRO DE BRINQUEDO



GRUPO SOBREVENTO reestreia DIA 6 DE JULHO, às 20h, o espetáculo O THEATRO DE BRINQUEDO na cidade de São Paulo. O espetáculo recria o clima dos antigos saraus e resgata uma antiga técnica de Animação, com bonecos e cenários recortados em papelão. A técnica que também se chama Teatro de Brinquedo (Toy Theatre), faz com que toda a ação se passe em um Teatro em miniatura, com personagens de não mais que vinte centímetros. O espetáculo é acompanhado, ao vivo, por flauta e violão, com modinhas, lundus e composições de Carlos Gomes, que ajudam a compor o clima do Brasil de antigamente. O THEATRO DE BRINQUEDO fica em cartaz até 26 de agosto, de sexta a domingo, às 20h, no ESPAÇO SOBREVENTO (R. Coronel Albino Bairão, 42 – a duas quadras do Metrô Bresser-Mooca), com ENTRADA FRANCA. A temporada é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro. Informações: (11) 3399-3589.

UM SARAU COMO ANTIGAMENTE

Há cem anos na Europa, as famílias costumavam ter um pequeno teatro em casa, pequeno o suficiente para caber no meio da sala de visitas. À noite, reuniam-se parentes e amigos para que se contasse uma história qualquer. Podia ser Aladim, mas também podia ser Hamlet. Os personagens, os cenários e o texto haviam sido comprados em uma livraria e, depois, recortados, pintados e montados com cuidado.

Com a vinda do Rádio, do Cinema e da Televisão, o tal teatrinho perdeu-se no tempo. Resgatar, hoje, o Teatro de Brinquedo requer uma boa dose de coragem. O Teatro sofisticou-se para se sobrepor aos recursos que o Cinema oferece e a Televisão fez do planeta uma aldeia. Buscando formas simples de contar uma história, deparamo-nos com os antigos Toy Theatres e suas ingênuas possibilidades de encenação. Ingênuas, porém, aos nossos olhos, encantadoras.


O espetáculo

O THEATRO DE BRINQUEDO é um espetáculo teatral bastante raro, pela informalidade, casualidade, leveza e delicadeza que propõe. Ao contrário de muitos espetáculos do SOBREVENTO, onde se destaca a perícia na manipulação, esta montagem revela uma técnica de manipulação muito simples, baseada no Teatro de Brinquedo (Toy Theatre), um divertimento caseiro bastante comum na Europa do século XIX, em um tempo em que não havia rádios, cinema ou televisões.

Muito mais do que simplesmente resgatar a técnica do Toy Theatre, O THEATRO DE BRINQUEDO procura reviver a ingenuidade e a graça dos antigos saraus, onde crianças e adultos divertiam-se lado a lado, com representações caseiras deste Teatro em miniatura. A ideia é envolver o espectador em um encontro delicado, informal, divertido, que possa arrancar o público da postura distante que ele costuma assumir em um Teatro.

O THEATRO DE BRINQUEDO recebeu o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem, em Categoria Especial, além de indicações como Melhor Espetáculo e Melhor Música, e elogios unânimes da crítica do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estreou em 1993, no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo - foi o primeiro espetáculo do SOBREVENTO a ter estreado fora do Rio de Janeiro. A última apresentação em São Paulo aconteceu em 2008.

A técnica

O Teatro de Brinquedo nada mais é que um brinquedo popular na Europa do século XIX, que consistia em folhas de papel, coloridas ou não, onde vinham impressos desenhos de personagens de uma determinada peça teatral. Recortando-se estas folhas, colorindo-as, quando em preto e branco, e colando-as em cartolina, uma família podia montar seus próprios espetáculos teatrais, baseada em livrinhos que continham o texto das peças.

Ao lado destes personagens de papel, eram vendidos também, em papelarias ou lojinhas especializadas, pequenos teatros, bocas de cena de Teatros famosos, reguladores laterais, cenários, bambolinas, cortinas e tudo aquilo que fosse necessário para que uma família montasse a sua própria “casa de espetáculos”. E tudo isto podia ser feito em cima de qualquer mesinha, mesmo porque os atores destes Teatros nunca passavam de vinte centímetros.

O TEXTO

O THEATRO DE BRINQUEDO apresenta um texto livremente inspirado na peça A Verdade Vingada, da dinamarquesa Karen Blixen. A história se passa no Brasil do século XIX, em uma fazenda do interior, situada a meio caminho de Ouro Preto ao Rio de Janeiro, cujo dono tem o péssimo hábito de matar os viajantes que lhe pedem pousada, para ficar com as suas posses.

Apesar de ter apenas cinqüenta minutos, a montagem conta com um prólogo, dois atos e um entreato, e apresenta mudanças de cenário, de figurinos, além de diversas músicas e efeitos sonoros, tudo o que um grande espetáculo tem que ter, e que sempre teve nos Teatrinhos de Brinquedo.

SOBREVENTO comemora 25 anos

O GRUPO SOBREVENTO, uma das companhias teatrais mais ativas do país, está comemorando 25 anos dedicados ao Teatro. Busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. É também uma das Companhias de Teatro de Animação que mais se apresentam no estrangeiro. No Brasil, realizou diversos eventos internacionais e fez a curadoria de muitos Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Animação. Tem renome internacional e uma carreira sólida. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios importantes e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem.

Em 2011, o SOBREVENTO conquistou o patrocínio da Petrobras para um Projeto de dois anos de atividades, que inclui a manutenção da sua sede (o ESPAÇO SOBREVENTO, única sala paulista dedicada ao Teatro de Animação), a criação de um novo espetáculo, a apresentação do seu repertório, um Festival Internacional, um Festival nacional e a circulação do Grupo pelo país.


SERVIÇO:

O THEATRO DE BRINQUEDO

de 6 de julho a 26 de agosto de 2012
Sextas, sábados e domingos, às 20h
Duração: 50 minutos
Recomendado para maiores de 10 anos

ENTRADA FRANCA

90 lugares
Retirada de ingressos: 30 minutos antes de cada sessão

ESPAÇO SOBREVENTO
R. Coronel Albino Bairão, 42 – São Paulo – SP (a duas quadras do Metrô Bresser-Mooca)
Informações: (11) 3399-3589
info@sobrevento.com.br
www.sobrevento.com.br