O Grupo Sobrevento estréia, dia 15 de outubro, os espetáculos BAILARINA e MEU JARDIM na cidade de São Paulo. Voltados para o público de seis meses a três anos, os espetáculos mostram um teatro surpreendente, provocador e poético. O SOBREVENTO acredita na capacidade poética inata do ser humano e na importância e no direito do homem, em qualquer idade, à Cultura e ao convívio social. Ambos os espetáculos fazem temporada até 18 de dezembro, sempre aos sábados e domingos – Bailarina, às 10h, e Meu Jardim, às 11h – no Espaço Sobrevento (R. Coronel Albino Bairão, 42 – a duas quadras do Metrô Bresser-Mooca), com ENTRADA FRANCA. Os espetáculos são patrocinados pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O Sobrevento é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro. Toda a programação é GRATUITA. Informações e reservas: (11) 3399-3589 | (11) 5434-0434.
Os espetáculos destinam-se a um bebê com um acompanhante. Para proteger os bebês e garantir a qualidade dos espetáculos, haverá reservas pelo telefone. Os ingressos devem ser retirados a partir de meia hora antes de cada sessão. As reservas caem 10 minutos antes de cada sessão. Será disponibilizado um máximo de 35 lugares para bebês e 35 lugares para acompanhantes, por sessão. Um acompanhante extra ou outro espectador poderá ser admitido, caso haja disponibilidade de lugares, por ordem de chegada e a critério da produção. O Espaço Sobrevento está especialmente preparado para receber bebês e seus pais: dispõe de assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca.
Há cerca de seis anos, o SOBREVENTO pesquisa o Teatro para Bebês e mantém um intercâmbio artístico com a Cia. espanhola La Casa Incierta, pioneira do gênero na Espanha. O Grupo vem realizando palestras, debates, encontros e oficinas, vem promovendo apresentações de companhias estrangeiras no país e realizou um Festival e um Ciclo Internacionais de Teatro para Bebês nas cidades de São Bernardo do Campo, Rio e Brasília. Para preparar-se para esta estréia, fez muitas apresentações em creches e algumas em Mostras em São Bernardo do Campo, no Rio, em Brasília, em Recife e no Crato (Ceará). Suas únicas temporadas aconteceram no Teatro Fernán Gómez, em Madri, com grande êxito. Longe de ser uma aventura, esta iniciativa desbravadora coroa os 25 anos de fundação do SOBREVENTO, a celebrar-se em novembro.
Reunindo as duas primeiras temporadas dos espetáculos para bebês do SOBREVENTO, TEATRO PARA BEBÊS é uma proposta pioneira no Brasil, onde enfrenta muito preconceito (que cai por terra quando se presencia a reação dos bebês e de seus pais aos espetáculos). O Teatro para Bebês vem ganhando espaços cada vez maiores, mundialmente. Parte do princípio de que a capacidade poética nasce com o ser humano e de que os bebês têm direito à Cultura e ao convívio social. Acredita que um bebê não é uma tabula rasa e que a comunicação com ele é possível, importante, necessária, desde o primeiro dia de vida, vida que começa antes do nascimento. Sabe que os bebês entendem tudo o que é importante, mesmo antes de aprender as regras, gramaticais, de boas maneiras, de convívio social, dentre muitas outras. Não associa entendimento a raciocínio lógico. Questiona o Teatro que o Teatro se tornou e lembra que temos mais a aprender com os bebês que a ensinar-lhes. Lembra que Teatro é comunhão, jogo, encontro, um espaço sagrado de festa e de descobrimentos. Impele-nos a olhar velhas coisas como pela primeira vez e a redescobrir a capacidade de nos maravilhar que já tivemos e que ainda podemos recuperar.
O SOBREVENTO E SEUS ESPETÁCULOS PARA BEBÊS
O GRUPO SOBREVENTO busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. É também uma das Companhias de Teatro de Animação que mais se apresentam no estrangeiro. No Brasil, realizou diversos eventos internacionais e fez a curadoria de muitos Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Animação. Desenvolve uma pesquisa avançada, teórica e prática, acerca do Teatro para Crianças, no Teatro de Animação. Tem renome internacional e uma carreira sólida e completa 25 anos, neste mês de novembro. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios importantes e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem.
Bailarina
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou, mas que a afastou do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha, agora, como quando pequena, teima em despertar. BAILARINA é um espetáculo muito íntimo e delicado, com a comunicação com o público dando-se pelo uso de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações, que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. Criado a partir de um texto inédito escrito pelo próprio GRUPO SOBREVENTO, o espetáculo terminou por estabelecer uma relação próxima, de aparente fragilidade e extremamente poética e simbólica com o público.
Meu Jardim
Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerá familiar a cidadãos de todo o mundo. A estrutura do texto original - publicado em um livro que se lê em idioma ocidental da esquerda para a direita e que se lê em persa da direita para a esquerda, compondo duas histórias semelhantes, porém diferentes - mantém-se nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, entretanto, uma semente como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós. Para o Sobrevento, criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, como o faz em seu espetáculo, como o fez Mandana Sadat ao escrever o seu livro, como fez o público ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e de que a vida, definitivamente, vale a pena.
SERVIÇO: |
TEATRO PARA BEBÊS primeira temporada nacional dos espetáculos para a primeira infância do GRUPO SOBREVENTO |
de 15/10 a 18/12 de 2011 |
Bailarina – sábados e domingos, às 10h Meu Jardim – sábados e domingos, às 11h Duração dos espetáculos: 30 a 40 minutos |
ENTRADA FRANCA A prioridade de entrada é para 1 bebê e 1 acompanhante. Disponibilidade de lugares: 35 bebês e 35 acompanhantes por sessão. Retirada de ingressos: 30 minutos antes de cada sessão. As reservas caem 10 minutos antes de cada sessão. ESPAÇO SOBREVENTO R. Coronel Albino Bairão, 42 – São Paulo – SP (a duas quadras do Metrô Bresser) Informações e reservas: GRUPO SOBREVENTO – (11) 3399-3589 / 5434-0434 info@sobrevento.com.br www.sobrevento.com.br |